Se você está acostumado a ouvir que comer gordura faz mal à saúde, talvez mereça rever alguns conceitos sobre sua alimentação. De acordo com a nutricionista Bruna Murta, o Ômega 3 é um tipo de gordura benéfica ao organismo, capaz de controlar o colesterol, reduzir o risco de doenças cardiovasculares e combater a depressão. O óleo é encontrado principalmente na semente de linhaça e em peixes de água profunda, como salmão, atum, sardinha, arenque e cavala.
O ômega 3 é um óleo essencial, ou seja, não é produzido pelo organismo. A substância é rica em gordura insaturada, responsável por manter nossas membranas celulares saudáveis. Por outro lado, os alimentos industrializados e de origem animal possuem muita gordura saturada e trans, que prejudicam o corpo e desencadeiam doenças.
A responsável pela ação anti-inflamatória do óleo é uma substância chamada EPA, que auxilia no tratamento de doenças dessa natureza e da obesidade, reduzindo o inchaço corporal. A gordura ainda atua na prevenção e tratamento da depressão, contribui para a memória e acelera o processo de assimilação de informações, especialmente em crianças. "O Ômega 3 contém DHA, essencial para o crescimento e desenvolvimento do cérebro".
De acordo com a nutricionista, o Ômega 3 deve ser consumido diariamente, mas com moderação. Pacientes que fazem uso de medicamentos anticoagulantes devem evitar a substância. "Como todo óleo, ele fornece 9Kcal por grama. Portanto, é calórico e como todos os tipos de gordura".
Nenhum comentário:
Postar um comentário