Carnaval
Carnaval é um período de festas regidas pelo ano lunar no cristianismo da Idade Média. O período do carnaval era marcado pelo "adeus à carne" ou "carne vale" dando origem ao termo "carnaval". Durante o período do carnaval havia uma grande concentração de festejos populares. Cada cidade brincava a seu modo, de acordo com seus costumes. O carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XIX. A cidade de Paris foi o principal modelo exportador da festa carnavalesca para o mundo. Cidades como Nice, Nova Orleans, Toronto, Rio de Janeiro se inspirariam no carnaval parisiense para implantar suas novas festas carnavalescas. Já o Rio de Janeiro criou e exportou o estilo de fazer carnaval com desfiles de escolas de samba para outras cidades do mundo, como São Paulo, Tóquio e Helsinque, capital da Finlândia.
Cada região predomina-se um tipo de Carnaval:
Rio de Janeiro e São Paulo - Desfiles das Escolas de Samba
Salvador - O carnaval de Salvador está no Guinness Book como a maior festa de rua do mundo. Com a presença do trio elétrico, junto com cantores e artistas de várias regiões do mundo.
Recife e Olinda - Em 1995, o Guinness Book declarou o Galo da Madrugada como o maior bloco de carnaval do mundo. Grupos formados por amigos e familiares, saem às ruas dos bairros em que vivem. Os ritmos são tocados pelos próprios foliões, e os trajetos são definidos na hora; ninguém paga nada, é só trazer a animação.
Carnaval: Alegria e Consciência
Nenhum comentário:
Postar um comentário