Need you Now - Lady Antebellum

sábado, 2 de abril de 2011

Radiotividade



radioatividade (AO 1945: radioactividade) (também chamado no Brasil de radiatividade) é umfenômeno natural ou artificial, pelo qual algumas substâncias ou elementos químicos, chamados radioativos, são capazes de emitir radiações, as quais têm a propriedade de impressionar placas fotográficas, ionizar gases, produzir fluorescência, atravessar corpos opacos à luz ordinária, etc. As radiações emitidas pelas substâncias radioativas são principalmente partículas alfapartículas beta e raios gama. A radioatividade é uma forma de energia nuclear, usada em medicina(radioterapia), e consiste no fato de alguns átomos como os do urâniorádio e tório serem “instáveis”, perdendo constantemente partículas alfa, beta e gama (raios-X). O urânio, por exemplo, tem 92 prótons, porém através dos séculos vai perdendo-os na forma de radiações, até terminar em chumbo, com 82 prótons estáveis. Foi observada pela primeira vez pelo francês Henri Becquerel em 1896 enquanto trabalhava em materiais fosforescentes.
A radioatividade pode ser:
  • Radioatividade natural ou espontânea: É a que se manifesta nos elementos radioativos e nos isótopos que se encontram na natureza e poluem o meio ambiente.
  • Radioatividade artificial ou induzida: É aquela que é provocada por transformações nucleares artificiais.

Benefícios da Radiotividade:
1-Uso da energia do núcleo do átomo;

2-Uso das radiações que têm a capacidade de atravessar a matéria e revelar filmes(raios X);

3-Uso da capacidade(Radioterapia ou esterilização de material médico); 

Malefícios da Radiotividade
Ao mesmo tempo em que as radiações podem trazer benefícios para a humanidade, também podem trazer malefícios como, por exemplo, a bomba atômica.

A Área que mais utiliza a radiação hoje em dia é a medicina, como na radiologia, na radioterapia e na medicina molecular.

A mais antiga e difundida área desta utilização é a radiologia, que estuda como se faz e interpreta a radiografia.

As radiografias não afetam a saúde da pessoa irradiada devido ao curto espaço de tempo em que a pessoa é exposta à radiação e também que este não constitui um ato rotineiro.Mesmo assim, mulheres no primeiro trimestre de gravidez devem evitar a exposição aos raios X.

radioterapia e a medicina nuclear constituem uma outra área de atuação da medicina com o uso da radiação.

radioterapia é destinada principalmente ao controle do câncer, uma vez que a radiação penetra no corpo e atinge tumores malignos.Na radioterapia o paciente fica exposto mais tempo à radiação euma alta dose é dirigida à região a ser tratada.A radioterapia tem como principal objetivo a agressão de tecidos do corpo humano, no caso os tumores.

O objetivo da medicina nuclear visa o diagnóstico.Na medicina nuclear substâncias radioativas são injetadas pela veia do paciente, e, tempo depois este é colocado sob equipamentos que medem a radioatividade da droga injetada e que foi absorvida por certos órgãos do corpo.Assim é possível fazer um mapeamento de órgãos, dependendo do tipo de material injetado.

Na área industrial, utiliza-se a radiação para radiografar peças mecânicas , e com isso fazer um diagnóstico de um defeito ou uma peça quebrada no interior de um equipamento.

Na indústria alimentícia utilizam-se radiações de alta energia, evitando que frutas se estraguem mais rapidamente ou brotem ramificações, e assim possam ser armazenadas por maiores períodos de tempo.

radiação, por atacar microorganismos, também é utilizada na esterilização de materiais.


                                 

Um comentário: