Need you Now - Lady Antebellum

sábado, 2 de abril de 2011

2 de Abril - Dia Mundial da Conscientização do Autismo


No dia 2 de abril, comemora-se o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A data foi criada em 2008 pela Organização das Nações Unidas (ONU) para alertar a população sobre a complexidade do assunto, a necessidade de mais pesquisas e a importância da inclusão social.

Na data, vários prédios e monumentos importantes estarão iluminados em azul, cor definida para o Autismo. Entre eles, a Ponte Estaiada, o Monumento às Bandeiras, o Viaduto do Chá e a Assembleia Legislativa do Estado de SP em São Paulo; o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro – com apoio da APADE – Associação de Pais e Amigos de Portadores de Deficiência; a Torre de Televisão e o Congresso Nacional em Brasília, o Teatro Amazonas, em Manaus.
A Associação Amigos dos Autistas de Itu – AMAI atualmente atende 60 Autistas de Itu e Região, e também está engajada no movimento.

O autismo

Autismo é um termo geral usado para descrever um grupo de transtornos conhecido como transtornos globais do desenvolvimento (TGD) descrito pela primeira vez em 1943 e somente em 1993 incluído na Classificação Internacional de Doenças (CID 10) da Organização Mundial da Saúde como um transtorno invasivo do desenvolvimento. É um transtorno caracterizado por uma grave dificuldade no estabelecimento da comunicação, imaginação e na manutenção das relações sociais que inicia antes dos três anos de idade.

O autismo é uma síndrome que atinge quase dois milhões de brasileiros. No mundo há uma estimativa pela ONU - Organização das Nações Unidas  - que existam 70 milhões de pessoas com autismo.

A medicina e a ciência de um modo geral sabem muito pouco sobre o autismo. Não existe um teste médico específico para o diagnóstico da doença e ele baseia-se no comportamento. Um diagnóstico precoce, detalhado e minucioso é fundamental, pois fornece informações úteis para o tratamento, identificando os pontos fortes e dificuldades específicas e em sobre quais necessidades e habilidades a intervenção deverá trabalhar.
O Autista deve ser tratado com respeito e dignidade, sendo importante permitir que sejam incluídos na sociedade e tenham mais qualidade de vida.


"Deus não confiaria uma criança especial a uma mãe que não conhecesse o riso."

"Autismo. Um jeito diferente de ser e sentir."

"Temos aprendido a voar como os pássaros, a nadar como os peixes, mas ainda não aprendemos a sensível arte de conviver com as diferenças."

"Autista. Ser diferente é normal."

"Ser especial é ser capaz de ver o mundo com os olhos do coração."

"Não ore pedindo por cargas mais leves. Mas sim, por ombros mais fortes."

"Em cada um de nós, há um segredo. Uma paisagem interior com planícies invioláveis, vales de silêncio e paraísos secretos. Talvez seja esse mundo que os autistas apreciam. O mundo, que cada um de nós traz dentro de si."

"Deus nos deu anjos de presentes. Como cuidamos dos nossos anjos, é o nosso presente para Deus."

"Autismo. Um modo diferente de ser, sentir e ver o mundo."

"O meu mundo é sem fronteiras, mentiras ou dissimulações. Como deveria ser o de todos. Autistas ou não."

"Depois do susto, as lágrimas ainda brotarão dos seus olhos, já que provém da emoção. Mas só serão lágrimas de alegria. Não mais de dor, magoa ou aflição. Porque embora eu seja autista posso te dar tantas alegrias quanto às crianças “normais” ainda que não sejam as mesmas."

Nenhum comentário:

Postar um comentário