Fique ligado nestas dicas para se proteger melhor
Quem não adora atualizar seu perfil no Facebook? Postar fotos da última festa no Orkut? Dar check-ins em todos os lugares que chega para ganhar insígnias no Foursquare? Comentar o que está fazendo no Twitter? Mas peraí: será que isso tudo não é demais?“A gente precisa entender que a internet é acessada por milhares de pessoas. Tudo que é colocado é disponível para todos e fica guardado para sempre”, afirma a advogada Juliana Abrusio, especialista em direito eletrônico e digital.
Para a psicóloga Andrea Nolf, do Núcleo de Pesquisa da Psicologia em Internet da PUC-SP, cada adolescente tem que achar o seu limite de exposição: “Cada um pode decidir expor o que vai conseguir dar conta depois. Por mais que a internet pareça um meio privado, ela é pública e tem gente que ama e gente que odeia. Se você está buscando um elogio a postar uma foto, será que você vai aguentar uma crítica?”.
Também é preciso tomar cuidado para não se expor demais e virar alvo de aproveitadores: “De maneira nenhuma fale onde você mora ou onde estuda para estranhos. Qualquer dado pessoal, como endereço, telefone, nome completo, não pode ser divulgado. Não se pode confiar. Também não é aconselhável tirar fotos com o uniforme da escola ou em frente ao colégio”, afirma Andrea.
Todo cuidado é pouco. De acordo com Juliana, criminosos tentam ganhar a confiança de crianças e adolescente utilizando perfis falsos. Marcar encontros com "amigos virtuais" pode ser uma armadilha de um pedófilo ou sequestrador. Fique atento.
Postado por: Jacqueline Hollanda
Nenhum comentário:
Postar um comentário