Pesquisadores da Universidade da Flórida criaram uma cápsula de remédio equipada com um minúsculo microchip e uma antena que alerta médicos ou familiares cada vez que uma pílula é tomada, informa a revista Popular Science. Perca a dose e você estará perdido.
A pílula ainda só existe em forma de protótipo, mas a intenção dos pesquisadores é diminuir o problema de esquecimento que atrapalha tratamentos, principalmente quando se trata de pessoas idosas.
Eles afirmam que estudos, em alguns casos, mostram que pessoas que sofrem de doenças crônicas tomam apenas metade dos seus medicamentos prescritos, e que o abandono da prescrição é responsável para mais de 200 mil mortes por ano.
O protótipo conta com uma antena impressa na superfície dos comprimidos com nanopartículas de prata. Quando a pílula é tomada, o microchip irradia um sinal para um receptor externo que, por sua vez,retransmite o sinal para um telefone ou computador, informando aos médicos ou parentes do consumo do medicamento. O equipamento, alimentado por ondas de carga de baixa voltagem transmitidos a partir do dispositivo externo, não precisa de pilha.
Além do uso em pessoas mais velhas, os pesquisadores veem uma vantagem em aplicá-lo durante testes clínicos e pesquisas com drogas. Uma falha entre os participantes de um teste com medicamentos pode distorcer os resultados.
Postado Por: Déborah Cirino
Nenhum comentário:
Postar um comentário