Need you Now - Lady Antebellum

terça-feira, 19 de julho de 2011

Americano cria arte em 3D nas ruas de todo o mundo

Artista cria ilusões com base na geometria e na pintura barroca.

Com experiência na Nasa e a ajuda da geometria, o artista americano Kurt Wenner especializou-se em criar ilusões de ótica nas calçadas de dezenas de cidades do mundo. Agora, esse trabalho está sendo compilado no livro Asphalt Renaissance, que será lançado em 2 de agosto. Wenner usou noções de geometria para criar ilusões que, vistas a partir de um determinado ponto, dão a impressão de três dimensões na arte de rua.
Os cálculos são feitos sem computadores. Wenner usa régua, compasso e pedaços de barbante colados no chão para definir como será a visão da sua obra a partir de determinados pontos de vista.

A obra "Incidente em Waterloo" foi feita em 2007 na famosa estação londrina. A moça, que parece estar deitada num sofá, está na verdade no chão. Wenner chegou a esse resultado calculando a visão do espectador com régua, compasso e pedaços de barbante colados no chão.

Entre a concepção de uma obra e sua finalização, Wenner diz levar cerca de três semanas. Hoje ele trabalha fazendo pinturas sob encomenda, em cidades tão distintas como Istambul, na Turquia, e Osaka, no Japão. Diz já ter recebido propostas do Brasil, mas nenhuma se concretizou até agora. A obra acima foi feita para o Greenpeace, em 2010, para marcar a realização de um abaixo-assinado contra a agricultura transgênica.
O artista plástico Kurt Wenner trabalha há 30 anos criando ilusões de ótica em calçadas de todo o mundo. A partir de um determinado ponto de vista, o espectador tem a ideia de profundidade e de três dimensões. É o que acontece na obra acima (‘Tapete Mágico’), criada nas ruas de Bettona, Itália, em 2009.

Postado por: Jacqueline Hollanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário